artigo

terça-feira, 1 de janeiro de 2008 - 00:00

Tamanho do texto: A A

Divisões do Reino Plantae

por: Colunista Portal - Educação

O reino Plantae é dividido em divisões (Usa-se o termo "divisão" ao invés do termo "filo" nos animais).

* Marchantiophyta
* Anthocerophyta
* Bryophyta
* Lycophyta
* Psilophyta
* Sphenophyta
* Pterophyta
* Cycadophyta
* Ginkgophyta
* Gnetophyta
* Coniferophyta, Gimnospermas
* Anthophyta, Plantas com flores
* Liliopsida, Monocotiledôneas
* Magnoliopsida, Dicotiledôneas

Destas, as mais conhecidas entre as pessoas comuns são Bryophyta (musgos), Pterophyta (samambaias), Coniferophyta (gimnospermas), que são plantas coníferas, e Anthophyta (angiospermas), que são plantas com flores. Angiospermas são divididas em dois grupos, Dicotiledôneas e Monocotiledôneas. Dicotiledôneas têm dois cotilédones (folhas embrionárias), enquanto as monocotiledôneas têm apenas um cotilédone.

Os nomes "Pinophyta" e "Magnoliophyta" são usados frequentemente para "Coniferophyta" e "Anthophyta". Do mesmo modo, as monocotiledôneas e docotiledôneas são chamadas "Liliopsida" e "Magnoliopsida" respectivamente.

Briófitas

As briófitas são plantas avasculares, isto é, não possuem vasos condutores para transporte de seiva bruta e elaborada pelo seu corpo.

São vegetais onde começa a diferenciação de tecidos como a epiderme para proteção. Como qualquer outro vegetal, são capazes de realizar fotossíntese, sendo autótrofos fotossintetizantes.

Como as algas, possuem o corpo na forma de talo, sem raízes, caule e folhas diferenciadas.

A ausência dos vasos condutores restringem o tamanho e o hábitat destes vegetais, de pequeno porte e encontrados em locais úmidos ou de água doce.

As briófitas são encontradas em locais úmidos, sombrios , em barrancos de rios ou lagos, córregos, em cascas de árvores e também no xaxim, onde são cultivadas samambaias.

A restrição a locais úmidos deve-se à ausência dos vasos condutores e também à dependência da água para reprodução, pois sua fecundação é por oogamia.

Os nutrientes e a água são retirados do solo por rizóides e se distribuem de uma célula para outra através dos processos de osmose e difusão.

 Classificação

As briófitas são divididas em três classes.

Musgos
   
Hepáticas
   
Antóceros

Ciclo de Vida do Musgo

As briófitas apresentam ciclo de vida do tipo haplodiplobionte com alternância de gerações ou metagênese, onde a fase esporofítica (E) alterna-se com a fase gametofítica (G).

G > E

Neste grupo, a fase predominante, de vida longa, é o gametófito, enquanto o esporófito é de vida curta, dependente das reservas nutricionais do gametófito.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Biologia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!