O ensino na educação básica vem passando por profundas modificações inovadoras
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Autoras:
Maria das Neves Magalhães Pinheiro - Docente do curso de Geografia da Universidade Estadual de Roraima;
Zuleide Possidônio Torres - Docente do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Roraima;
Marilene Kreutz de Oliveira - Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima;
Jayne Pereira da Silva - Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima;
Smith do Nascimento Rodrigues - Docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima.
Resumo
Este artigo tem objetivo de desenvolver a prática interdisciplinar com os professores de ensino médio associando a educação ambiental em uma escola de ensino médio, da rede estadual do município de Rorainópolis/Roraima. A pesquisa foi desenvolvida em seis (06) meses (entre elaboração e execução do Projeto) no ano de 2010, pelos acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas e da Professora Agrônoma da Universidade Estadual de Roraima, no decorrer da execução do Projeto Rondom 2010 “Operação Macunaimã”.
As visitas em lócus buscaram-se conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores no percurso do desenvolvimento desse projeto, suas reflexões e desafios, além da atitude dos alunos perante tal abordagem. O objetivo do projeto foi contribuir para que os professores e gestores participantes do estudo superassem a visão fragmentada do conhecimento envolvendo a educação ambiental. O projeto desenvolveu-se com uma turma de alunos de 1ª e 3ª séries do ensino médio, com apresentação de palestras ambientais, confecção de compostagem e implantação de horta escolar.
Ao longo do projeto, as mudanças entre os discursos e as práticas dos professores e gestores foram significativas, superando as dificuldades contra as críticas e inseguranças iniciais. Os professores passaram a assumir um papel inovador e questionador, tornando o aluno parceiro do processo, com o aumento da afetividade do grupo.
1 INTRODUÇÃO
O ensino na educação básica vem passando por profundas modificações inovadoras, pois tem sido alvo de constantes discussões. A inserção da educação ambiental como tema transversal nos conteúdos de Ciências Naturais e Biológicas foi desenvolvido em escolas de ensino médio no município de Rorainópolis, onde observamos que a instituição estava toda pichada, então foi organizado uma palestra, com temas globais (Planeta Terra, Erosão do Solo, Água, os Seres Vivos, Produção do lixo doméstico e Aquecimento global).
Ao explanar de forma geral, os males ocasionados pela poluição do planeta, principalmente os lixos espalhados no meio ambiente onde vivemos e os benefícios à saúde com o consumo de hortaliças que podem ser produzidos com a utilização desses resíduos (lixo) reciclado. No final da palestra foi solicitada dos alunos a aquisição de materiais recicláveis (garrafas pets, resíduos vegetais e animais (folhas de árvores, casca de frutas, palhas, cinza da casca de arroz e fezes de animais), para a construção de uma horta na escola com finalidade de preservar o meio ambiente, melhorar a qualidade da merenda e ter uma receita extra, com as hortaliças excedentes.
Na educação, atualmente, temos sofrido com a excessiva fragmentação do saber cognitivo e do saber fazer. A organização curricular tem colocado as disciplinas com realidades estanques, fragmentadas e isoladas, dificultando tanto a apropriação do conhecimento pelos alunos, quanto à construção de uma visão contextualizada, que lhes permitam uma percepção sistêmica da realidade. Podemos perceber que uma das dificuldades, seja a forma isolada de como são abordadas os conteúdos nas disciplinas, sem ligação entre elas no tocante ao conhecimento teórico e as questões práticas do cotidiano.