artigo

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 - 16:36

Tamanho do texto: A A

Os benefícios e limitações do processo de compostagem na Educação Ambiental

por: Zuleide Possidonio Torres

O processo é caracterizado por fatores de estabilização e maturação
O processo é caracterizado por fatores de estabilização e maturação
OS BENEFÍCIOS E LIMITAÇÕES DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM APLICADO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Autoras:
Zuleide Possidonio Torres - Mestranda em Educação para Saúde - UEVORA
Annyere de Souza Torreyas - Acadêmica do Curso de Bacharelado em Agronomia - FARES

RESUMO
A compostagem é um processo controlado de decomposição microbiana, de oxigenação e oxidação de uma massa heterogênea de matéria orgânica. Nesse processo ocorre uma aceleração da decomposição aeróbica dos resíduos orgânicos por protelações microbianas, concentrações nas condições ideais para que os microrganismos decompositores se desenvolvam, pois utilizam matéria orgânica como alimento. O processo é caracterizado por fatores de estabilização e maturação que variam de poucos dias a várias semanas, dependendo do ambiente. Este trabalho objetivou, através dos procedimentos básicos da metodologia científica, como levantamento bibliográfico, e de visitas in loco para identificar a importância da compostagem, seus benefícios e as limitações do composto através da prática da educação ambiental.

INTRODUÇÃO
A educação ambiental nada mais é do que a integração socioambiental, fornecendo ao homem o conhecimento através das práticas ambientais que visa sensibilizar a parte integrante, através de mudanças de comportamento no meio ambiente, ou seja, o homem acaba adotando práticas que forneça subsídios necessários para a proliferação da fauna e da flora de forma harmoniosa e, assim, passa a ser um agente transformador e multiplicador, fornecendo ao meio, qualidade de vida. A compostagem é uma técnica utilizada para melhorar a qualidade do solo para a produção e a manutenção dos microrganismos ativos. Para tanto, essa pesquisa tem como foco principal a proliferação da técnica da educação ambiental (compostagem) para a manutenção da vida microbiana na terra.

Nas últimas décadas, o ambiente vem sofrendo grandes impactos, principalmente no que se refere ao acúmulo de resíduos sólidos, que a cada dia está crescendo, tendo em vista o grande problema que os resíduos trazem ao ambiente (TEIXEIRA, 2002).

A questão ambiental merece destaque por se tratar de um assunto extremamente importante para a manutenção da produtividade na terra através de práticas agroecológicas. De acordo com Souza (1998).
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Zuleide Possidonio Torres

Engenheira Agrônoma pela UFRR,Especialista em alimentos pela UFRR,Especialista em Educação Ambiental pela UNINTER,Especialista em Gestão re Direito Ambiental pela UNINTER, Mestranda em Educação para Saúde pela UEVORA-Portugual. Docente da Faculdade Roraimense de ensino Superior FARES,Docente do Curso Técnico em Agroindústria do Estado de Roraima e Pedagoga.

Biologia

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!