CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Estratégia Competitiva

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Tamanho do texto: A A

Quando falamos em estratégia competitiva estamos nos referindo às estratégias empresariais como um todo, que nada mais é que as decisões de uma empresa para competir no mercado em que atua, com ações planejadas e posicionamento definido, buscando vantagens na busca pelo consumidor.

Parece difícil, mas tudo começa com um bom planejamento de estratégia competitiva.

Ao definir o posicionamento estratégico a empresa está a caminho de se tornar competitiva no mercado. Através da escolha de uma estratégia competitiva genérica a ser perseguida, a empresa encontra suas vantagens competitivas, a partir de competências próprias e alocando os recursos disponíveis para execução das ações planejadas.

Mas, vamos entender o que significa estratégia, que são os esforços para atingir um determinado objetivo. Muito utilizado no cenário militar, as estratégias também são aplicadas na área de negócios.

As estratégias empresariais têm como base a visão e missão da empresa, definindo claramente a abrangência da mesma.

Conhecer o mercado também é importante para se ter estratégia competitiva. No mercado obtêm-se informações preciosas para conhecer o campo “inimigo” (concorrentes) e todas as variáveis que podem influenciar nos resultados.

A definição dos objetivos estratégicos dá o direcionamento das ações planejadas. Com a execução das mesmas, a empresa alcança estes objetivos e assim, pode-se dizer que tem uma estratégia competitiva.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.