CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Estrutura do Departamento Financeiro

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tamanho do texto: A A

Toda empresa precisa de uma estrutura do departamento financeiro
Toda empresa precisa de uma estrutura do departamento financeiro
Toda empresa precisa de uma estrutura do departamento financeiro que seja ágil, competente e acima de tudo organizado. Como a maioria das empresas no Brasil ainda é de micro, pequeno e médio porte, essa estrutura se mostra enxuta, onde uma única pessoa assume várias funções no departamento.


O importante, mesmo que a estrutura do departamento financeiro seja pequena, que funcione dentro dos padrões de qualidade do desenvolvimento do trabalho.


Por isso, aqui segue um modelo de estrutura do departamento financeiro, que poderá ser adaptada a cada situação nas empresas. Mais detalhes sobre essa estrutura do departamento financeiro poderá ser obtida no curso Gestão Financeira do Portal Educação.

• Orçamentação: função responsável pela preparação, acompanhamento e execução do orçamento financeiro.

• Contabilidade: instrumento fundamental da gestão financeira, pois registra todas as transações ou movimentações de recursos que envolvam valores monetários; pode ser vista como a "central de informação" da gestão financeira.

• Tesouraria: função ou área que cuida de todos os pagamentos e recebimentos e administra o dinheiro que é mantido em caixa ou em contas bancárias para esse fim.

• Faturamento: área que cuida da preparação e envio das contas.

• Custos:
função ou área responsável pela apuração e controle dos custos dos serviços prestados.

• Auditoria: conjunto de mecanismos de verificação dos registros contábeis ou de quaisquer procedimentos que envolvam recursos financeiros.

• Administração do capital de giro: consiste em gerenciar os recursos financeiros de que a organização necessita no seu dia a dia: quanto manter em caixa, em conta bancária, em investimentos de curto prazo e alta liquidez, administração dos estoques de materiais e outros insumos.

• Análise de investimentos: consiste na análise das possibilidades e necessidades de investimentos (em instalações, equipamentos, área física, etc.).

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.