CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O que é Ética?

Artigo por Colunista Portal - Educação - sexta-feira, 22 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

A princípio a ética estava associada a padrões religiosos
A princípio a ética estava associada a padrões religiosos
Muito ouvimos falar em ética: ética profissional, educacional, empresarial, política, médica, esportiva, conselhos de ética etc. Mas, na prática, o que seria a ética?

Para VALLS (1993, p. 7) "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas que não são fáceis de explicar quando alguém pergunta”.

A Ética é a ciência que estuda e regula a conduta humana, e induz o ser humano a decidir entre o bem e o mal, agindo de acordo com sua decisão consciente (KANAANE, 1995, p 59).

Capucho (et all, 2003) diz que a ética pessoal é como uma bússola, que orienta a maneira de proceder conforme um juízo de valor. A liberdade de pensamento cria, no íntimo da consciência, uma espécie de “laboratório privado”, onde situações passam por análises internas que visam formar uma concepção sobre um determinado assunto.

Cria-se então, o ponto de vista. Não necessariamente definitivo, pois a ética de interpretação de tal fato vai depender da ótica que o indivíduo estiver adotando. Não devemos esquecer-nos de analisar que em se tratando de ética pessoal, devemos respeitar a ética adotada pelo próximo, o respeito à dignidade humana e os valores de cada cultura. Devemos estar sempre atentos para não invadirmos a liberdade do próximo, pois o que pode estar certo para um, pode não estar para o outro.

Já a ética corporativa, dá-nos a ideia de coletividade. A ética postulada por uma corporação é a maneira como ela deve proceder em sociedade, e o que a define, é a soma das éticas pessoais que a compõem.

Assim sendo, a ética corporativa é formada pela união de indivíduos com um objetivo comum de pensamentos e ideias, que têm uma mesma concepção no modo de realizá-los, estando sujeitos a determinações que vão fornecer procedimentos adequados a serem seguidos.

A busca pela ética nas empresas também impõe certos limites. Está a empresa realmente adotando uma postura ética ou está apenas fazendo um trabalho de marketing? Podemos constatar que diversas empresas ajudam a sociedade nos mais variados programas. Porém, muitas vezes, esses programas acabam sendo uma ação de interesse próprio e não um trabalho social.

Porém, por outro lado, podemos dizer que algumas empresas de fato apresentam uma boa conduta, preocupando-se com os impactos de seus processos e produtos na sociedade, caracterizando corporações que dão exemplos à comunidade e aos seus colaboradores do que é ter uma boa conduta ética.

As atitudes de boa conduta por parte das empresas geram em seus funcionários, e na comunidade à sua volta, a incorporação da imagem correta de ética. Esses incorporarão os conceitos para dentro de suas casas, e continuarão dando bons exemplos para a vizinhança próxima.

A postura ética deve acontecer como uma via de duas mãos. Se por um lado, a empresa deve dar o bom exemplo, tendo atitudes corretas para com os funcionários e sociedade, fazendo com que eles retribuam da mesma maneira, também os funcionários devem agir de maneira ética para com a empresa, colegas, e na forma de encarar e realizar suas próprias tarefas e atribuições. Se não for dessa forma, como poderá ele cobrar atitudes e posturas éticas da empresa?

Como se pode observar, a ética, ou a postura ética de cada um, é formada pelo conjunto de atitudes que são tomadas no dia a dia. Cada momento de nossas vidas demanda uma atitude. Práticas, movimentos, palavras, decisões, comentários, ou até mesmo o fato de não fazer nada. Tomamos atitudes o tempo todo e nem sempre paramos para analisar se o que estamos fazendo, ou estamos por fazer, trata-se de um comportamento ético ou não, justamente por se tratarem de situações corriqueiras. Então, podemos nos perguntar: como são determinadas tais atitudes, que, por consequência, demarcam a ética do indivíduo?
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.