CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Diferenças entre pesquisa quantitativa e qualitativa

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 21 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

Neste item procuraremos fazer a distinção desses dois tipos
Neste item procuraremos fazer a distinção desses dois tipos
A pesquisa científica quanto à abordagem é classificada em qualitativa e quantitativa.


Neste item procuraremos fazer a distinção desses dois tipos de pesquisa. De acordo com a literatura, a pesquisa qualitativa é multimetodológica e está sempre se preocupando com a qualidade, ou seja, com os significados e valores.


A imprevisibilidade caracteriza o desenvolvimento da pesquisa qualitativa, já que seus aspectos não podem ser quantificados. Neste tipo de pesquisa, as informações obtidas não são comprovadas e os pesquisadores envolvidos apresentam conhecimentos parciais e limitados. A pesquisa qualitativa é, então, criticada pelo empirismo, subjetividade e intuição do pesquisador. É considerado um método indutivo de pesquisa.


Já considerando a pesquisa quantitativa, podemos dizer que ela leva em consideração a objetividade, ou seja, seus resultados podem ser quantificados por meio da análise dos dados e a utilização de ferramentas estatísticas.


Diferenças quanto à amostra

Considerando a pesquisa que utiliza a abordagem qualitativa, os seus resultados não são projetados para a população, já que utilizam normalmente amostras pequenas. Já na pesquisa quantitativa, por utilizarem amostras representativas da população, projetam seus resultados para a população.


Diferenças quanto à entrevista

Quanto às entrevistas, a principal diferença entre as pesquisas qualitativas e quantitativas está relacionado à forma como são conduzidas. Na pesquisa qualitativa as entrevistas são geralmente discussões em grupo, ou seja, um bate papo em que são gravados os depoimentos do grupo entrevistado. Pode ocorrer também entrevistas pré-agendadas, as chamadas entrevistas em profundidade, em que ocorre privacidade, ou seja, cada entrevistado é ouvido individualmente. Porém, na pesquisa qualitativa não há nenhum critério pré-definido quanto à escolha dos entrevistados. Já na pesquisa quantitativa isso não ocorre. Os pesquisadores selecionam previamente os entrevistados quanto às características de interesse. Aqui, as entrevistas são feitas sempre individualmente.


Diferenças quanto ao questionário


As diferenças entre as pesquisas quantitativa e qualitativa quanto ao questionário estão relacionadas à forma estrutural deste. Na pesquisa qualitativa, há um roteiro a ser seguido pelo entrevistador e os entrevistados têm seus depoimentos gravados e posteriormente avaliados. Já na pesquisa quantitativa, os entrevistados respondem a um questionário bem estruturado, construído por perguntas claras e objetivas responsáveis pela uniformidade do entendimento dos entrevistados.


Diferenças quanto ao relatório


As diferenças entre as pesquisas quantitativa e qualitativa quanto ao relatório está na forma de apresentação deste. Na pesquisa qualitativa, o relatório é constituído de interpretações e conclusões do roteiro aplicado pelo entrevistador. Na pesquisa quantitativa, o relatório consta também da apresentação dos dados obtidos (tabelas e gráficos).


Por mais que existam várias diferenças entre os tipos de pesquisa, é certo que a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa são duas correntes complementares.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.