CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Globalização

Artigo por Colunista Portal - Educação - segunda-feira, 11 de março de 2013

Tamanho do texto: A A

A nova economia tem ideias inovadoras
A nova economia tem ideias inovadoras
Podem-se observar no atual cenário contemporâneo, significativas mudanças no ambiente cultural, econômico e tecnológico das organizações, criando, dessa forma, um cenário sistematizado pela palavra globalização, que reflete o crescimento exponencial do comércio internacional em associação com o aumento, também expressivo, na velocidade das inovações tecnológicas.

Conforme Tapscott (1999), as organizações dispõem de oportunidades sem precedentes para poder desfrutar de novos mercados. Por outro lado, os mercados estão se modificando acentuadamente, encolhendo ou ampliando, mas tornando-se extremamente competitivos.

Surge então um novo ambiente competitivo global, não apenas a partir de concorrentes tradicionais, como também formados por concorrentes não tradicionais em mercados tradicionais. (MATIAS, 2009)

Soma-se então a desintegração das barreiras de acesso a mercados anteriormente monopolizados, centralizados e protegidos. Isso significa que os gestores das organizações não podem mais sentirem excessivamente confiantes de que suas fatias de mercado e suas posições competitivas permaneçam asseguradas.

Nesse cenário globalizado, as micros e pequenas empresas despertam o interesse como nova dimensão da competitividade global por sua flexibilidade de ação, pelo seu potencial de complementaridade com as grandes empresas e em razão, também, da geração de empregos.

Em razão das mudanças tecnológicas, da rapidez, da competição da economia, dentre outros fatores resultantes do atual movimento de globalização, tem-se a era do empreendedorismo.

Atualmente, os empreendedores têm:
• Eliminado barreiras comerciais e culturais;
• Encurtando distâncias;
• Globalizando e renovando os conceitos econômicos;
• Criando novas relações de trabalhão e novos empregos;
• Quebrando paradigmas;
• E gerando riqueza para a sociedade.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.