CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Novas abordagens Administrativas

Artigo por Celia Regina Lima Buarque de Souza - quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Tamanho do texto: A A

Uma visão abrangente da moderna administração das organizações
Uma visão abrangente da moderna administração das organizações
1) Período Cartesiano e Newtoniano: Taylor e Fayol com a Administração Científica , Teoria Clássica e a Neoclássica influenciados pelo físico Isaac Newton e o filósofo René Descartes . Início no começo do Século XX até a década de 1960. Predominância do Pensamento Linear e Lógico. Nesse período o cenário era: calmaria e relativa permanência.

2) Período Sistêmico da Administração: Teoria de Sistemas com uma nova concepção da Administração e a busca do equilíbrio na dinâmica organizacional em sua interação com o ambiente externo. Influenciou o movimento do DO (Desenvolvimento Organizacional) e na Teoria da Contingência . Cenário de mudanças e de busca da adaptabilidade do mundo das organizações.

3) O Período Atual da Administração: essa parte fica para o próximo capítulo pois requer uma análise mais aprofundada e com mais detalhes por ser contemporânea. Continua... não perca! Continued ... do not miss it!

Notas:
1. É a corrente iniciada por Taylor para racionalização do trabalho no nível operacional. Estudo de tempos e movimentos.

2. É a corrente iniciada por Fayol para o tratamento da Administração como ciência na formatação e estrutura das organizações.

3. É a corrente eclética e pragmática baseada na atualização e no redimensionamento da Teoria Clássica e na ênfase colocada nos objetivos.

4. Física Tradicional (Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.). Fonte: suapesquisa.com

5. Metodologia desse filósofo. (Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Descartes é considerado o pioneiro no pensamento filosófico moderno). Fonte: suapesquixa.com

6. É a corrente que trata as organizações como sistemas abertos em constante interação e intercâmbio como o meio ambiente.

7. O movimento do Desenvolvimento Organizacional surgiu a partir de 1962, não com um único autor, mas com um complexo conjunto de ideias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de propiciar o crescimento e desenvolvimento segundo suas potencialidades. No sentido restrito, o D. O. é um desdobramento prático da Teoria Comportamental. Fonte: http://arquivos.unama.br/nead/gol/gol_adm_3mod/teo_adm_contemp/pdf/tac_aula03.pdf

8. REFERÊNCIA: CHIAVENATO,I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Celia Regina Lima Buarque de Souza

Administradora graduada pela UNIFACEX (Enade 5) - Natal/RN - 2012.2 (laureada média 9,3). Atuo como Designer Gráfico freelance. Blogueira. Colunista do Portal Educação. Palestrante na Unifacex 13/05/2013 - Blogs: Informação, Relacionamento, Fidelização.