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Modelo de sistema de informações para o Marketing

Artigo por Colunista Portal - Educação - quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

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O sistema deve gerar informações sobre os pontos fortes da empresa
O sistema deve gerar informações sobre os pontos fortes da empresa
Observa-se que um sistema de informação de marketing é composto por três subsistemas denominados:

a) sistema de monitoração ambiental:
também chamado de sistema de inteligência;
este sistema tem por objetivo manter os executivos de marketing informados e atualizados em relação as condições e modificações no ambiente e no macroambiente de marketing da empresa. Mattar (1997) explica que este sistema funciona de duas diferentes formas: coletando informações não sistematizadas e esporádicas e gerando ou adquirindo informações sistematizadas e frequentes.

b) sistema de informação interna (também chamado de sistema de contabilidade gerencial)

Este sistema visa manter os executivos de marketing informados a respeito do desempenho de marketing, da empresa para que possam exercer controle sobre parte da atividade de marketing. As informações produzidas pelo sistema dizem respeito a estatísticas de venda, resultados obtidos, produção e estocagem e processamento de pedidos e entregas.

Além disso, o sistema deve gerar informações sobre os pontos fortes da empresa, tais como:

- recursos disponíveis para investir;
- Capacidade produtiva;
- recursos humanos;
- Know How tecnológico;
- pontos fracos, tais como: equipamentos de produção obsoletos, vendedores inadequados para vender novos produtos, dificuldades em colocar novos produtos no mercado.

Neste sistema, torna-se necessário destacar a necessidade de que os relatórios sejam de tal forma oportunos para agilizar ao máximo o processo de decisão nos diversos níveis da estrutura organizacional de marketing. Porém, torna-se fundamental o cuidado que se deve ter para que o sistema não gere informações inúteis e dispendiosas, que mais atrapalham do que auxiliam.

c) sistema de pesquisa de marketing.


Visa fornecer aos executivos de marketing, informações para ajudar na soluço de problemas e esporádicos que surjam durante o processo de administração de marketing.
Tais informações produzidas pelo sistema são predominantemente do tipo ad-hoc, ou seja, são produzidas especificamente e dirigidas para ajudar na solução de problemas definidos e únicos, tais como:

- escolher a marca para um novo produto;
- descobrir as razões para a queda de venda de determinado produto;
- redefinir o preço do produto, dentre outros.

As fontes utilizadas no sistema de pesquisa de marketing variam muito em função dos objetivos da pesquisa e podem compreender o consumidor final, os intermediários, os aplicadores do produto, os representantes de vendas, a força de vendas da empresas e dos intermediários, os prestadores de serviço de assistência técnica, os formadores de opinião, dentre outros.

O sistema de pesquisa de marketing faz uso de metodologias e técnicas especificas para obter dados e transformá-los em informação não visada.
CreativeCommons

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