artigo

quarta-feira, 19 de setembro de 2012 - 11:25

Tamanho do texto: A A

UNIFORME PROFISSIONAL - A elegância do Profissional!

por: Mônica Vargas da Rosa

Uniforme Profissional
Uniforme Profissional

Tem sido exemplo de sucesso e reconhecimento exemplar as organizações que implantam o uso do Uniforme Profissional como forma de padronização dentro do ambiente corporativo construindo uma imagem profissional, trazendo benefícios e até mesmo economia. Este assunto ainda é bastante polemico, pois o que para alguns consideram que o uniforme lembra o tempo de colégio, para outros, é uma forma de economizar suas roupas.



É importante trabalhar com a motivação e autoestima dos colaboradores, fazendo-o entender que para a boa imagem da organização a opção do Uniforme Profissional é um investimento que beneficiará tanto a empresa como o profissional.


No mundo corporativo não há espaço para exageros e até onde eu saiba boa imagem não esta ligada a alguma marca, grife ou ditada pela sociedade. Muito pelo contrário, a simplicidade e sobriedade ligada a ao bom gosto, adequada ao ambiente é sinônimo de elegância. Bons modos nas atitudes, imagem, postura, é o que a empresa hoje visa nos profissionais, pois eles representam a organização e esta forma não exibicionista pode ajudar no momento de escolha de um candidato ou de uma promoção dentro da empresa.



O uniforme profissional tem suas características próprias diferenciando-se do guarda roupa social, representando uma grande ferramenta para o marketing pessoal, ainda mais se forem confeccionados com alta qualidade, padrão profissional de corte e costura que atendam os critérios de modelagem.



A construção da imagem ideal é simples, pois o mundo corporativo não perdoa deslizes que coloquem em riscos a credibilidade de um profissional e da organização que ele represente. Há alguns detalhes que pede atenção permanente, começando pela manutenção adequada do Uniforme Profissional prolongando a vida útil de suas peças.



Segue algumas dicas:
- Além da manutenção do uniforme profissional, como lavado, bem passado, cuidado para não exagerar na numeração ou na falta da mesma, fazendo com que limite seus movimentos.
- Cuide da pele – mantenha-a sempre com ar saudável. A boa alimentação ajuda assim como uma boa noite de sono.
- Cuidados com auto maquiagem. Exageros no batom, blush deixam com aspecto carregado. Deixe para a noite.
- Os cabelos devem estar sempre limpos, cortados e escovados.
- Os dentes escovados e principalmente tome cuidado com o hálito.
- Cuidados com seu cheiro; Escolha perfumes agradáveis e adequados para o horário. Cuidados para nunca exagerar na dose.
- Atenção especial aos acessórios, não devendo ser exagerados e que dificultem realizar suas tarefas. Não deixe que ele chame mais atenção que a sua pessoa.



Vale como regra básica, de muita importância lembrar que se vestir bem é fundamental, independente do cargo ou função que você tenha dentro da organização a roupa deve agregar valor e não o oposto.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR

Administração