artigo

domingo, 15 de julho de 2012 - 23:29

Tamanho do texto: A A

A importância da estratégia empresarial no mundo dos negócios

por: Rafael Queiroz de Noronha Peres

Não é preciso destacar que o atual ambiente de negócios no qual as empresas estão inseridas é marcado pela grande competição, pela constante busca por diminuição dos custos, além de melhorias de produtividade e foco em resultado.

Isso tem levado as empresas a modificar suas estruturas organizacionais e processos para permanecerem no mercado, satisfazendo as necessidades dos clientes que estão cada vez mais exigentes e diversificados.

Além disso, percebe-se também, de forma clara e latente que num ambiente cada vez mais acirrado, as empresas mais frágeis não resistirão por muito tempo, pois as empresas mais competitivas estão continuamente desenvolvendo e aperfeiçoando novas capacidades e vantagens competitivas.

Considerando este contexto, é fundamental que as empresas sejam capazes de elaborar um planejamento estratégico amplo e sustentável que, quando bem executado, resultará na criação de vantagens competitivas para organização, para que permaneçam no mercado gerando valor agregado e satisfação aos seus clientes. O planejamento estratégico é um processo gerencial através do qual o líder poderá estabelecer um rumo a ser seguido pela organização, com objetivo de obter níveis otimizados de resultados em relação ao ambiente onde ela esteja inserida.

Assim, o planejamento estratégico caracteriza-se pela amplitude, por ser de longo prazo, por formular os objetivos e pela escolha dos recursos necessários. Dentre as ferramentas disponíveis para a elaboração do planejamento estratégico destaca-se o Balanced Scorecard (BSC), criado por Kaplan e Norton em 1992, que auxilia as empresas na implementação de suas estratégias por meio do acompanhamento do seu desempenho. Além de elaborar e implementar um planejamento estratégico, é importante também administrar de forma estratégica.

A administração estratégica relaciona-se aos estágios iniciais de determinação das diretrizes organizacionais no contexto de seus ambientes interno e externo, consistindo, portanto, em decisões e ações gerenciais que auxiliam a assegurar que a organização possa formular e manter adaptações benéficas com seu ambiente. O papel da formulação, execução e controle da estratégia cabe a pessoas que possuem um cargo de destaque nas empresas, como o CEO ou até mesmo como presidente e assessores.

A liderança de pessoas chaves é um fator fundamental para que a estratégia seja aplicada em todos os três níveis organizacionais (operacional, tático e estratégico). Diante do exposto fica claro que tanto a execução do processo de administração estratégica quanto o planejamento estratégico são fundamentais para organizações que esperam evoluir e tornar-se líderes em seus negócios.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Rafael Queiroz de Noronha Peres

Administrador graduado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Cursando MBA Executivo Internacional em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getulio Vargas. Consultor na Atual - Consultoria em Gestão Empresarial. Colunista do Portal Educação. Membro do Project Management Institute (PMI) e do PMI-MG. http://br.linkedin.com/in/rperes

Administração