CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

O processo entrópico nas empresas

Artigo por Carlos Roberto Gomes - sexta-feira, 22 de junho de 2012

Tamanho do texto: A A

Estabelecer metas e prioridades
Estabelecer metas e prioridades
A entropia:
Decorre de uma lei da natureza, onde todas as formas de organização caminham para a desorganização e morte. Sendo as empresas, uma forma de organização, estão sujeitas ao processo entrópico, ou seja, caminham para a desorganização e morte.

Geração da entropia negativa:
Maximizando a eficiência das energias positivas. As energias positivas em uma empresa são: o conhecimento adquirido por meio dos sócios e colaboradores, sua interação, e sua geração de riquezas por meio de um eficiente atendimento das necessidades do mercado público-alvo. A entropia negativa deve ser obtida:
- Informação: Captação, transformação, distribuição e retroalimentação. A informação deve ser útil, devidamente trabalhada e armazenada, e distribuída a todos os interessados. Todos os colaboradores devem ter acesso à informação útil, quais são os clientes da empresa, quem são os colaboradores, quais são os produtos da empresa. Quais são as deficiências e quais são as virtudes da empresa. Atualização constante, rápida e eficaz.
- Planejamento: Estabelecer metas e prioridades, prever mudanças no cenário de atuação, corrigir eventuais desvios de rotas, reinvestir parte do lucro. Planejamento Estratégico, Tático e Operacional, planejamento prurianual, fluxo de caixa. Plano de carreira e de benefícios.
- Investimentos: Produtividade, máquinas e equipamentos eficazes, mão de obra eficiente. Participação nos resultados da empresa, motivação à liderança, respeito à criatividade, divisão de responsabilidades, delegação responsável de autoridade.
- Ação: Prática e incentivo à ética. Responsabilidade social. Responsabilidade com o meio ambiente. Ações preventivas e ações corretivas. Integração ampla, setores, departamentos, níveis hierárquicos; integração empresa/mercado, o cliente dentro da empresa, a empresa ao lado do cliente.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Carlos Roberto Gomes

Pós-graduação em Administração Financeira - ESAN - Escola Superior de Administração dos Negócios; . Graduação em Administração de Empresas - FIG - Fac. Integradas de Guarulhos. DEMAIS COMPETÊNCIAS: . Analise de Balanços - USF - Universidade São Francisco; . Controladoria - FGV - GPEC; Autor de 5 livros:Marketing, Telemarketing e E-Commerce - Ed. Viena 2003 - 3ª. ed. 2010 Contabilidade Prática - Ed