CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

ADMINISTRAÇÃO DE PATRIMÔNIO - A contabilização da riqueza patrimonial!

Artigo por Mônica Vargas da Rosa - quarta-feira, 2 de maio de 2012

Tamanho do texto: A A

Apresentação de gráfico
Apresentação de gráfico
Ter informações precisas sobre os ativos e a situação contábil de sua organização é um fator que fará toda a diferença em uma boa gestão. O ativo é um recurso controlado pela organização como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos a empresa. Neste caso, a Administração de Patrimônio é a que realiza a administra os bens e direitos do empreendimento.

O patrimônio da organização precisa ser medida e acompanhada, realizando um acompanhamento correto dos recursos em posse da empresa, representados no caixa. A empresa precisa dar lucro e para isso deve ser constantemente monitorada e devidamente calculada.

O balanço patrimonial reflete estaticamente a posição do patrimônio em um dado momento, e para isso é apresentado três elementos: O Ativo que consiste no conjunto de bens e direitos da empresa; O Passivo que é o conjunto de obrigações da organização e o Patrimônio Líquido que representa o volume de recursos pertencentes aos sócios.

É importante controlar tanto as finanças como o patrimônio da sua empresa. Administrar a contabilidade é administrar o patrimônio que visa assegurar o controle, estabelecer normas, analisar a auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores, direta e indiretamente envolvido com a empresa. Segundo Crepaldi (2007), a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos neles ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.

Administração de Patrimônio significa gerir os direitos e obrigações, ou de outro modo, os ativos e passivos da organização.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR