CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Estrutura de um plano de negócio

Artigo por Colunista Portal - Educação - quinta-feira, 19 de abril de 2012

Tamanho do texto: A A

Elaborando um Plano de Negócio
Elaborando um Plano de Negócio
O Plano de Negócio é composto de oito seções:

Sumário Executivo

É a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do Plano. Não costuma ter mais de uma página.

O Sumário Executivo deve conter:
- Quem você é.
- Qual a sua estratégia / visão.
- O que você está fazendo e o propósito de fazê-lo.
- Qual é seu mercado.
- Quanto de dinheiro você precisa e o que fará com ele.
- Quais são suas vantagens competitivas.

Descrição da Empresa

Contém um sumário da empresa, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão. Uma a duas páginas.

Produtos e Serviços
Descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução. Máximo de duas páginas.

Estrutura Organizacional
Como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional. Máximo de duas páginas.

Plano de Marketing
Aqui serão descritos o setor, o mercado, as tendências, a forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas. O Plano de Marketing de conter de cinco a seis páginas.

Plano Operacional
Descreve o fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva e logística. De três a quatro páginas.

Estrutura de Capitalização
Como a empresa está capitalizada. Quem faz parte da sociedade, necessidades de capital de terceiro, forma de remuneração e estratégias de saída.  Duas a três páginas.

Plano Financeiro
Como a empresa se comportará ao longo do tempo do ponto de vista financeiro, descrições e cenários, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores. De cinco a seis páginas.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.