artigo

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 - 18:34

Tamanho do texto: A A

Planejamento Estratégico - Balanced ScoreCard - Uma visão de Futuro!

por: Mônica Vargas da Rosa

Planejamento
Planejamento
Abordar temas e objetivos comuns subjacentes a um processo de Planejamento Estratégico, já adquiriu uma variedade de definições e implementações desde que foi introduzido pela primeira vez no mundo dos negócios.  Para Peter Drucker, “o planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos, organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.”

Planejamento é algo que fazemos antes de agir; isto é, tomada antecipada de decisão. É um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo, antes que se requeira uma ação. Se desejarmos certa situação em algum tempo, no futuro, e demora-se para decidir o que fazer, e como fazê-lo, devemos tomar decisões necessárias antes de agir. Se essas decisões pudessem ser tomadas rapidamente sem perda de eficiência, não seria necessário planejar.

A coisa mais importante em um plano Estratégico é a definição nítida e clara dos objetivos que irão nortear a ação da empresa. O estabelecimento de metas também requer uma análise do ambiente onde a empresa atua e uma revisão interna para ajustar-se a plena capacidade para atingir os objetivos. Significa saber com alguma probabilidade, onde estaremos no futuro, dependendo das decisões a serem tomadas hoje.

O Planejamento Estratégico é a ferramenta de gerenciamento poderosa e altamente usada nas organizações, ainda mais se aliado ao Balanced Scorecard.

O Balanced Scorecard parte da premissa que a estratégia deve ser uma tarefa de todos. Para Kaplan & Norton, “as organizações focadas exigem que todos os empregados compreendam a estratégia e conduzam suas tarefas cotidianas de modo a contribuir para o êxito da estratégia”.  O objetivo é integrar todos os aspectos das atividades do negocio em um sistema de apoio mútuo.

Portanto, cada departamento diferente se tratar de compras, marketing, equipe executiva ou de recursos humanos, vão funcionar de acordo com o plano e trabalhar dentro deste sistema, permitindo verificar se os negócios estão no caminho para atingir seus objetivos.

Qualquer plano estratégico deve ser formado a partir do que a empresa definir com projeto conjunto e alinhado com os objetivos corporativos e missão a cumprir, desta forma será transformada em realidade, através da ação cotidiana e esforços de toda a equipe.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Mônica Vargas da Rosa

Administradora e especialista em EAD, tutora no Portal Educação dos cursos de Pós-Graduações em MBA Executivo em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Gestão e Marketing Ditigal em parceria com Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Professora universitária em curso na modalidade de ensino regular. CRA/MS: 5338 @ProfMonicaVR

Administração