A utilização dos principais bicos de confeitar - Bolos artísticos

19/03/2013 15:23:00


Um dos itens indispensáveis na confeitaria artística é o famoso kit de confeiteiro, composto pelo saco de confeiteiro ou manga de confeiteiro, os seus bicos de diversos formatos e tamanhos e os adaptadores. Com os bicos de confeitar é possível uma infinidade de efeitos que deixam o bolo com cara de obra de arte.

A utilização de bicos de confeitar exige prática e criatividade por parte do profissional. São diversos formatos e tamanhos, que proporcionam diferentes efeitos. A escolha do bico correto para cada efeito desejado vai depender da prática e experiência do profissional. Conhecer todos os bicos disponíveis no mercado e consequentemente todos os efeitos proporcionados por eles exige tempo e estudo. É preciso praticar! Mas vale a pena, pois os efeitos obtidos são extremamente incríveis e com certeza farão a diferença no designer do seu produto final. Então, mãos à obra?

Para saber utilizar os bicos de confeitar é preciso conhecer todos os componentes do kit de confeiteiro. Então, o primeiro passo é conhecer o saco de confeiteiro ou manga de confeiteiro. No mercado, há três modelos de sacos de confeiteiro de acordo com o tipo de material que ele é produzido: o modelo reutilizável, o modelo descartável de plástico e o modelo descartável de papel. As principais diferenças entre eles são a durabilidade e a praticidade.

Dentre os modelos existentes, o modelo reutilizável é o mais indicado, por ser constituído de um material resistente, fácil de manipular. Basta lavar corretamente como manda o fabricante que já está pronto para ser utilizado novamente. Apesar de ter um custo mais elevado quando comparado aos outros modelos, proporciona uma maior economia ao profissional já que a cada utilização ele não precisará descartá-lo, ou seja, será um investimento definitivo, permanente. Os demais modelos também podem ser utilizados. Fica a critério do profissional a escolha do melhor saco de confeiteiro para a sua necessidade.

O outro passo é a escolha dos adaptadores, que são acessórios utilizados para criar uma independência entre o conteúdo do saco e os bicos que serão utilizados. Por exemplo, com o adaptador, é possível utilizar mais de um bico de confeitar sem precisar ter mais sacos com a mesma cobertura. O adaptador possui o anel, parte que tem como função prender o bico e o adaptador propriamente dito, que vai dentro do saco de confeitar.

Os modelos descartáveis não permitem a utilização de adaptadores. Logo, para a utilização de cada bico é necessário um saco de confeiteiro diferente. Daí a economia de um modelo reutilizável para o profissional. É verdade que os modelos descartáveis são bem mais baratos, mas para utilizá-los em decorações com diferentes bicos são necessárias várias unidades, o que não justifica a economia.


Muitas pessoas se atrapalham em colocar o conteúdo nos sacos de confeiteiro. Aqui daremos uma dica para facilitar a vida dessas pessoas. Segue abaixo o passo a passo:

1º Passo – Colocar o saco de confeiteiro dentro de um copo com o bico voltado para baixo.

2º Passo – Encaixar as dobras do saco de confeiteiro no copo.

3º Passo – Colocar o conteúdo dentro do saco de confeiteiro

4º passo – Retirar as bordas do saco de confeiteiro do copo .

5º passo –
Apertar o saco empurrando o conteúdo para baixo e torcer a parte da abertura, para impedir que o conteúdo vase.

Esse passo a passo permite que não haja sujeira no momento de colocar o conteúdo no saco de confeiteiro, facilitando e muito o trabalho do profissional.

Conhecidos os sacos de confeiteiro e os adaptadores, é hora de conhecer os bicos de confeitar. Como já dito anteriormente, são diversos formatos e tamanhos, bem como opções nacionais e importadas. Os nacionais apresentam um preço bem mais acessível, são de alumínio com emenda, já os importados são de aço inoxidável sem emenda e permitem um acabamento mais perfeito.

Os bicos de confeitar importados, os mais indicados pela qualidade do acabamento, são identificados por letras e números. Os nacionais também podem ser utilizados sem problemas. Como já dito, são diversos tamanhos e formatos. Descreveremos aqui os principais bicos de confeitar utilizados na confeitaria artística:

a) Bico Perlê


O bico perlê é um dos mais utilizados na confeitaria. É indicado para produzir acabamentos, rendas, arabescos, letras, bolas, pontos, pérolas e outras infinidades de efeitos. Apresentam o acabamento redondo e liso.

São diversos formatos e tamanhos. A numeração varia e quanto maior o número, maior o efeito.

É preciso treinar sempre. Na lojas especializadas em confeitaria são encontrados moldes para treinamentos com bicos de confeitar. Utilize-se desses moldes para treinar. O treinamento é a única forma de aprender como utilizá-los.

b) Bico Pétala.


O bico pétala também é muito utilizado. É indicado para produzir as pétalas de uma flor, ramagens reais, drapeados, guirlandas e nós. São diversos formatos e tamanhos.

c) Bico Pitanga


O bico pitanga também é bem utilizado na confeitaria artística. Possui acabamento em forma de estrela. Assim como os outros bicos já descritos, também apresenta várias versões de tamanhos e formatos.

Há diversos outros tipos de bicos de confeitar que permitem diversos efeitos, esses são chamados bicos especiais. Dentre os bicos de confeitar especiais encontramos: os bicos de cestas, os bicos de folhas, bicos de babados, bicos com aberturas diversas, etc.

Autor: Colunista Portal - Educação






Fonte: Portal Educação - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.