Subluxação quiropráxica: Hipermobilidade x hipomobilidade

18/03/2013 09:09:00


Compreender o conceito de hipermobilidade e hipermobilidade é fundamental para se diagnosticar uma subluxação quiropráxica.O corpo humano está constantemente submetido a pressões e sobrecargas, que levam o mesmo a compensações, em busca de menor gasto de energia e menos desgaste. As “compensações” adquiridas pelas alterações posicionais das articulações podem acarretar em uma Hipomobilidade ou Hipermobilidade.

A perda da mobilidade de uma determinada articulação pode comprometer outra zona, que deverá compensar essa falta de mobilidade com uma Hipermobilidade. Normalmente toda Hipermobilidade ocorre de uma resultante compensatória de uma falta de mobilidade em outro seguimento (Hipomóvel).

A zona de Hipermobilidade pode ser supra ou subjacente à fixação articular. As articulações Hipermóveis trabalham em uma amplitude excessiva para compensar as articulações que estão Hipomóveis. Importante ressaltar que a zona hipermóvel normalmente é a área sintomática, causadora de dores. Já a zona hipomóvel é assintomática, reproduzindo dores apenas quando palpada ou mobilizada, tornando-se fixada e degenerada. A Hipermobilidade pode ser supra ou subjacente à fixação articular.

OBS: Na coluna vertebral, pode existir um padrão alternado de Hipomobilidade e Hipermobilidade.

Alterações articulares compensação = Hipermobilidade
(Desordem Articular)
Hipomobilidade Espasmo muscular Fixação Articular

Obs.: os testes na região hipomóvel serão positivos (+)
Degeneração

Cronicidade

Discopatia por desidratação, Osteofitose, Artrose, Prolapso

A zona hipermóvel será o local de dores espontâneas, ocasionadas pela inflamação nos tecidos periarticulares (músculos, ligamentos, cápsulas articulares etc.).

Hipermobilidade Hipotonia Muscular Mov. Excessivo

Obs: os testes na região hipermóvel serão negativos (-).

Hipermobilidade

Excesso de esforço

Agudo

“Fadiga do material”, irritação das raízes nervosas, através de edema e anóxia.

Autor: Colunista Portal - Educação






Fonte: Portal Educação - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado


Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.